Mesa Interativa
Por Mariana Menezes e Pedro Haddad
Contexto:
O Departamento de Design da PUC Rio estabeleceu parceria com o Instituto Pretos Novos (IPN), localizado na Gamboa, RJ, para desenvolver projetos para o local. O museu, que conta com um sítio arqueológico, possui um acervo voltado a valorizar, conservar e pesquisar o patrimônio africano e afrobrasileiro. Muitos estudantes, principalmente do Ensino Fundamental II, frequentam o espaço em excursões escolares. ​
Context: Pontifícia Universidade Católica's Design Department established partnership with Instituto Pretos Novos, located in Gamboa, Rio de Janeiro, to develop projects for the institute. The museum, which counts with an archaeological site, has a collection that aims to value, conserve and research the African and afrobrazilian patrimony. Many students, specially those from Middle School, visit the space in school field trips.
Objetivo:
Em nossa análise, identificamos que a exposição permanente do IPN é majoritariamente textual. Observando e visitando outras exposições voltadas para estudantes, enxergamos uma oportunidade de projeto: a exposição permanente do IPN como um espaço de conhecimento para alunos do Ensino Fundamental II.
Trabalhando esse tema, tínhamos o objetivo de facilitar o aprendizado com a exposição permanente.
Goal: In our analysis, we identified that the permanent expo from the museum was predominantly text. Observing and visiting other expos for students, we identified an opportunity: to transform the permanent expo in a space of learning for middle school students. Working on this theme, we had the goal to facilitate the learning process through the permanent expo.
Processo:
Para compreender qual seria nosso partido adotado, geramos e categorizamos diversas alternativas de soluções para o ambiente de acordo com nosso objetivo. As categorias foram: Digitais, Expositivos Auditivos, Expositivos Visuais, Interativos Analógicos, Participativos e Portáteis. Para determinar a linha de atuação do projeto, elaboramos alguns parâmetros que as alternativas selecionadas deveriam seguir: a solução deveria, por exemplo, ilustrar os conteúdos explicados por professores e palestrantes do instituto, permitir a participação individual ou grupal e não deveria demandar alterações nos objetos expositivos pré-existentes.
Process: To understand which would be our parti, we generated and categorised multiple alternatives of solutions to the environment according to our goal. The categories were: Digital, Audio Expo, Visual Expo, Interactive Analogical, Participative and Portable. To determine the next step of the project, we elaborated parameters for the alternatives: the solution should, for an example, illustrate the contents explained by teachers and lecturers from the institute; allow individual or group participation and should not demand alterations on the already existent expo objects.
Modelos:
Tendo definido a categoria dos Interativos Analógicos como a mais adequada para o museu, partimos para a confecção de modelos físicos de alternativas. Esses modelos tinham o intuito de compreender as possíveis interações que poderiam ser geradas entre conteúdos da exposição e alunos. Desenvolvemos um modelo de mapa em que se poderia ver regiões no passado e presente girando peças (esquerda), um caça-palavras (centro) que instigaria os alunos a lerem os conteúdos dos painéis já existentes na exposição e uma espécie de ábaco (direita) que disporia informações sobre as descobertas arqueológicas do museu em ordem cronológica. Essas informações estariam inseridas atrás de uma imagem e poderiam ser reveladas conforme a curiosidade do visitante, ao girar as peças.
Maquete:
Para compreender precisamente os espaços disponíveis para a colocação de um novo objeto expositivo, medimos toda a área da exposição permanente e elaboramos uma maquete do local.
Modelos Refinados:
Por meio da maquete, foi possível identificar um espaço livre para a colocação de um objeto expositivo, mantendo a circulação confortável. Por isso, direcionamos o projeto para a concepção de uma mesa interativa. Optamos por trabalhar os conteúdos de ambos os painéis do museu: história dos locais do Circuito de Herança Africana, de um lado, e descobertas arqueológicas, do outro. A interação com as informações presente no ábaco foi aprofundada, chegando ao conceito de eixos horizontais com peças móveis que o visitante poderia girar para revelar informações ou fotos. Houve a preocupação com a acessibilidade e a ergonomia da mesa, de modo que crianças ou pessoas de baixa estatura pudessem interagir com as peças móveis.
Resultado Final:
Com a execução dos modelos refinados, obtivemos a Mesa Interativa, um projeto que visa contar a história do instituto de maneira interativa e visual, facilitando o aprendizado dos visitantes. Todas as peças móveis foram elaboradas de acordo com as informações do museu, prezando a fidelidade aos conteúdos apresentados. A mesa interativa tem o intuito de somar à exposição permanente do IPN, trazendo uma nova perspectiva sobre a geografia que circunda o museu e ilustrando as descobertas arqueológicas realizadas.
Validação:
Com os modelos finais, realizamos a validação de nossa solução levando-a ao instituto e testando com estudantes, professores e coordenadores. Obtivemos uma grande empolgação por parte de nosso público-alvo, o que foi gratificante. Agradecemos a todos os envolvidos no Instituto Pretos Novos, pois nos permitiram desenvolver este projeto.
Conclusão:
Este projeto nos permitiu trabalhar com a interatividade em exposições, trazendo informações de maneira visual e conforme a curiosidade das pessoas. 

Agradecemos sua visita!
Mesa Interativa para museu
Published:

Mesa Interativa para museu

Published: